Política de Privacidade

1. Conceitos básicos: o que preciso saber para compreender esta Política?

A fim de descomplicar a sua leitura, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:

  • Bases legais
    São as hipóteses legais que nos autorizam a Tratar Dados Pessoais: pode ser o seu consentimento, a necessidade de cumprir um contrato, ou cumprimento de uma obrigação legal
  • Consentimento
    É a hipótese que autoriza o Tratamento de Dados Pessoais com base na livre manifestação, informada e inequívoca do Titular ao concordar com o Tratamento de seus Dados Pessoais para uma finalidade específica.
  • Cookies
    São pequenos arquivos que transferimos para o seu navegador ou dispositivo (como celular ou tablet) que nos permitem reconhecer o seu navegador ou dispositivo, e saber como e quando as páginas e a Plataformas são visitadas, bem como quantas pessoas acessam as Plataformas. Eles podem ser úteis para, por exemplo, fazermos as Plataformas se encaixarem na sua tela, entender melhor as suas preferências e lhe oferecer produtos ou negócios.
  • Dados Pessoais ou Dados
    São os dados relativos a uma pessoa física ou jurídica, que possam tornar possível a sua identificação. São exemplos de Dados Pessoais que permitem a sua identificação: Nome, CPF, RG, endereço, telefone celular, e-mail etc.
  • Dados Sensíveis
    São informações sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, Dados referentes à saúde ou à vida sexual, Dados genéticos ou biométricos, quando vinculado a uma pessoa natural.
  • Titular
    Pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento, incluindo, portanto, beneficiários, funcionários e colaboradores.
  • Controlador
    Pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, responsável pelas decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
  • Operador
    Pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
  • Encarregado
    É o nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais (Data Protection Officer), que atua como canal de comunicação entre a RUD, os Titulares dos Dados, e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), quando o assunto é a proteção dos seus Dados Pessoais.
  • A RUD
    Para fins da presente Política, considera-se a empresa RUD Correntes Industriais LTDA. Com sede na Rua Andreas Florian Rieger nº 381 – CEP: 08745-260, Cidade de Mogi das Cruzes, Estado de São Paulo inscrita no CNPJ nº 89.519.706.0001/78 .
  • Legítimo Interesse
    É a hipótese que permite que os Dados Pessoais sejam tratados, sempre que o uso desses Dados sejam necessários ao atendimento de interesses legítimos, como no contexto de atendimento, no qual pode ser necessário que você forneça algumas confirmações a fim de certificar de que não se trata de uma fraude. A Lei define que os interesses só serão considerados legítimos se a forma de uso dos Dados não for contrária à legislação brasileira, e desde que seja dada efetiva transparência de tais usos, bem como sejam respeitados os seus direitos.
  • Plataformas
    Página Web, Aplicativo Web e E-commerce.
  • Política
    É esta Política de Privacidade.
  • Produto e Negócios
    São todos os produtos e negócios realizados pela RUD através das plataformas e ou vendas diretas.
  • Tecnologias
    São todas as ferramentas utilizadas para a identificação pessoal a fim de estabelecer negócios, e coleta de dados pessoais para cumprimento de obrigações legais.
  • Tratamento
    Toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
  • Anonimização
    Utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo.
  • Eliminação
    Exclusão de dado ou de conjunto de dados armazenados em banco de dados, independentemente do procedimento empregado.
  • Uso compartilhado de dados
    Comunicação, difusão, transferência internacional, interconexão de dados pessoais ou tratamento compartilhado de bancos de dados pessoais por órgãos e entidades públicos no cumprimento de suas competências legais, ou entre esses e entes privados, reciprocamente, com autorização específica, para uma ou mais modalidades de tratamento permitidas por esses entes públicos, ou entre entes privados.

2. Como coletamos seus Dados Pessoais? Que tipo de Dados Pessoais são coletados?

Os Dados Pessoais coletados dependerão do tipo de relacionamento com a RUD, a fim de atender os requerimentos legais específicos.

Os Dados podem ser coletados diretamente por meio de:

  • formulários 
  • contratos firmados para fins comerciais, laborais e prestação de serviço 
  • Interação com nossa área comercial
  • Interação com nossa área de Suprimentos, Logística e comércio exterior
  • Relações Laborais e Recursos Humanos
  • Tecnologias relacionadas às Plataformas
  • Forma automática através de Cookies.

Para saber mais sobre quais são esses Dados e suas respectivas finalidades, segue uma tabela indicando as principais atividades de Tratamentos de Dados Pessoais. Esta tabela resume de forma prática os principais usos que fazemos dos seus dados.

Durante quais eventos ou interações podemos coletar os seus Dados?

Quais tipos de Dados podem ser coletados?

Os principais dados coletados, mas não se limitando somente a estes, são:

  • Nome
  • Estado civil
  • Endereço
  • E-mail
  • Data de nascimento
  • Telefone
  • Gênero
  • Foto
  • CNH
  • RG
  • CPF
  • Dados bancários.

Qual o objetivo de uso desses Dados? Quais as principais atividades contempladas por este objetivo? Qual a Base Legal utilizada?

  • Cumprimento de obrigações Legais e/ou regulatórias conforme artigo 11, II, “a” da LGPD  
  • Gerenciamento de operações comerciais
  • Elaboração de contratos comerciais ou laborais
  • Estabelecer relacionamentos comerciais ou laborais
  • Ofertar produtos ou serviços através de propagandas por meios eletrônicos
  • Prevenção de fraudes

Quais tipos de Dados podem ser coletados?

Os principais dados coletados, mas não se limitando somente a estes, são:

  • Nome
  • Estado civil
  • Endereço
  • E-mail
  • Data de nascimento
  • Telefone
  • Gênero
  • Foto
  • CNH
  • RG
  • CPF
  • Dados bancários 

Qual o objetivo de uso desses Dados? Quais as principais atividades contempladas por este objetivo? Qual a Base Legal utilizada?

  • Cumprimento de obrigações Legais e/ou regulatórias conforme artigo 11, II, “a” da LGPD
  • Proporcionar um atendimento personalizado
  • Acesso a área restrita de nossas plataformas
  • Downloads de manuais e informações técnicas
  • Gerenciamento de operações comerciais e financeiras
  • Ofertar produtos ou serviços através de propagandas por meios eletrônicos
  • Prevenção de fraudes

Quais tipos de Dados podem ser coletados?

Os principais dados coletados, mas não se limitando somente a estes, são:

  • Localização geográfica
  • Tipo de navegador
  • Duração da visita
  • Páginas visitadas
  • Conteúdos que você interagiu
  • Produtos selecionados ou buscados
  • Dados sobre o dispositivo de acesso
  • Operadora de telefonia
  • Tipo de conexão.

Qual o objetivo de uso desses Dados? Quais as principais atividades contempladas por este objetivo? Qual a Base Legal utilizada?

  • Cumprimento de obrigações Legais e/ou regulatórias conforme artigo 11, II, “a” da LGPD
  • Gerenciamento de operações comerciais
  • Dispor conteúdo de forma adequada conforme plataforma e navegador,  torná-los mais seguros
  • Realizar analise e compor estatísticas
  • Proporcionar um atendimento personalizado
  • Ofertar produtos ou serviços personalizados ao seu perfil e comportamento de navegação
  • Manter dados e registros de acesso às plataformas
  • Cumprimento de obrigação legal (artigo 15, Lei nº 12.965)

Quais tipos de Dados podem ser coletados?

Os principais dados coletados, mas não se limitando somente a estes, são:

  • Nome completo do titular e dependentes
  • Data de nascimento do titular e dependentes
  •  Endereço completo
  • Estado civil do titular e dependentes
  • Nível de instrução ou escolaridade
  • Números de telefone, WhatsApp e endereços de e-mail
  • Banco, agência e número de contas bancárias
  • Biometria
  • Fotografia 3×4
  • Número e imagem da Carteira de Identidade (RG) do titular e dependentes
  • Número e imagem do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do titular e dependentes
  • Número e imagem da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Número e imagem da Carteira de Trabalho (CTPS)
  • Número e imagem do Título de Eleitor, Carteira de Reservista, PIS, Passaporte, Carteira do Conselho de Classe, Certidão de Casamento ou da Declaração de União Estável, Certificados de Cursos/Treinamentos, Carteira de Vacinação do titular e dos dependentes
  • Currículo Vitae

Qual o objetivo de uso desses Dados? Quais as principais atividades contempladas por este objetivo?

  • Cumprimento de obrigações Legais e/ou regulatórias conforme artigo 11, II, “a” da LGPD
  • Estabelecer relacionamentos laborais
  • Cadastro junto a empresas de benefícios e medicina do trabalho
  • Realizar exames médicos periódicos
  • Realizar pagamentos de salários

Caso tenha qualquer dúvida em relação à como coletamos aos seus dados, entre em contato por meio do Portal de Privacidade ou diretamente com o Encarregado (Data Protection Officer), conforme item 8 desta Política.

3. Com quem compartilhamos seus Dados Pessoais

Podemos compartilhar os dados pessoais com empresas terceiras para garantir a continuidade do negócio, sempre buscando preservar ao máximo a sua privacidade, integridade, e sempre que possível de forma anonimizada. Aqui descrevemos situações que vamos compartilhar os seus Dados Pessoais:

Instituições Financeiras
Compartilhamos seus dados para realizar ou receber pagamentos.

Empresas Transportadoras
Compartilhamos seus dados para contratar serviço para entrega de seu produto.

Serviço de Proteção ao Crédito
Necessário o compartilhamento  de seus dados para obtenção de informações creditícias a fim de estabelecer limite de crédito para venda de produtos ou serviços.

Atendimento de Obrigações Legais
Compartilhamos seus dados com órgãos governamentais relacionados a plataformas SPED.

Instituições Financeiras
Compartilhamos seus dados para realizar ou receber pagamentos.

Empresa Transportadoras
Compartilhamos seus dados para realizar a coleta do produto.

Serviço de Proteção ao Crédito
Necessário o compartilhamento  de seus dados para obtenção de informações creditícias afim de estabelecer limite de crédito para venda de produtos ou serviços

Atendimento de obrigações legais
Compartilhamos seus dados com órgãos governamentais relacionados a plataforma SPED.

Empresas para gestão de benefícios

Assistência e Serviços Médicos
Cadastro junto a empresas de convênios médicos e odontológicos, e empresas especializadas na realização de exames periódicos. 

Transporte Publico
Cadastro junto a empresas fornecedoras de vale transportes.

Gestão de Frotas
Cadastro e utilização de ferramentas e plataformas de gestão de abastecimento para os veículos da empresa.

Alimentação
Cadastro em ferramentas e plataformas de gestão de benefício de alimentação.

Instituições Financeiras
Compartilhamento de dados para realização de pagamentos de salários, FGTS, e contratação de crédito consignados.

Atendimento de Obrigações Legais
Compartilhamento de dados com órgãos governamentais através do e-Social e obrigações acessórias.

Autoridades Públicas
Cumpriremos a lei. Assim, se um juiz ou uma autoridade com competência legal exigir que a RUD compartilhe dados pessoais para, por exemplo, uma investigação, vamos compartilhar, exceto se entendermos haver abuso de poder. Vamos sempre defender a privacidade dos Titulares.

Caso tenha qualquer dúvida em relação a quais são nossos fornecedores e/ou Empresas de Dados, entre em contato por meio do Portal de Privacidade ou diretamente com o Encarregado (Data Protection Officer), conforme item 8 desta Política.

4. Quais são os direitos como Titular de Dados Pessoais?

Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira garante que você tenha uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nesta seção, vamos explicar como você pode exercê-los junto a RUD.

  • Confirmação e Acesso

    Permite que você possa verificar o tratamento de seus dados pessoais.

  • Correção

    Permite que você solicite a correção dos seus Dados Pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados.

  • Anonimização, Bloqueio ou Eliminação

    Permite que você nos peça para: (a) anonimizar seus dados, de forma a que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) bloquear seus Dados, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de Tratarmos; (c) eliminar seus Dados, caso em que apagaremos todos os seus Dados sem possibilidade de reversão, salvo os casos previstos em lei.

  • Portabilidade

    Você tem o direito de solicitar, mediante requisição expressa, que a empresa RUD forneça a você, ou a terceiros que você escolher, os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável, para transferência a outro fornecedor, desde que não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios da empresa. Da mesma forma, você pode pedir que outras empresas enviem à RUD seus Dados Pessoais para facilitar a contratação dos nossos Produtos ou Serviços

  • Informação sobre o compartilhamento

    Você tem o direito de saber as entidades públicas e privadas com as quais a RUD realiza uso compartilhado de dados. Manteremos, no item "Com quem compartilhamos os seus Dados Pessoais?" desta Política, a indicação das modalidades e atividades que podem envolver compartilhamento de Dados com terceiros. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser maiores detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações através """do formulário"""

  • Informação sobre a possibilidade de não consentir

    Permite que você tenha informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – ainda que, nesses casos, é possível que tenhamos que limitar nossos Produtos e Negócios.

  • Revogação do consentimento

    Você tem o direito de retirar o seu consentimento em relação às atividades de Tratamento que se baseiam nessa Base Legal. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente. Se você retirar o seu consentimento, talvez não possamos fornecer determinados produtos e ou serviços.

  • Oposição

    A lei autoriza o Tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nesse caso, é preciso demonstrar que há motivos legítimos para Tratar seus Dados, como, por exemplo, prevenir fraudes ou melhorar nossa comunicação com você. Caso você não concorde com esse Tratamento, poderá se opor a ele, solicitando a interrupção.

Sempre que você exercer seus direitos, a RUD poderá solicitar informações complementares para fins de comprovação da sua identidade, buscando impedir fraudes.

Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de nossos clientes, fornecedores, representantes, funcionários, visitantes, etc. Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a RUD se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.

Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer esses direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados no item 8 desta Política.

5. Por quanto tempo os Dados Pessoais serão armazenados?

A RUD conta com uma Política de Segurança da Informação com regras sobre a retenção e o descarte de Dados pessoais, que define as diretrizes para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será Tratado.
Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras, desde que fundamentadas com uma Base Legal. Claro, sempre há o seu direito de solicitar a exclusão dos Dados, conforme o item 4 desta Política.

6. Quais são nossas responsabilidades e como a RUD protege meus Dados Pessoais?

Nossa responsabilidade é cuidar dos seus Dados Pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nesta Política. E para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, adotamos práticas de segurança e governança adequadas para nosso mercado, incluindo o uso de técnicas de criptografia e outros sistemas de segurança da informação. Temos um programa de governança e privacidade, regras de boas práticas, políticas e procedimentos internos que estabelecem as condições de organização, regime de funcionamento, ações educativas, mecanismos de supervisão e de mitigação de riscos e outros aspectos relacionados ao Tratamento de Dados Pessoais. Promovemos treinamento e ações educativas aos colaboradores da RUD, bem como, buscamos avaliar cuidadosamente nossos parceiros comerciais e firmar com eles obrigações contratuais, de segurança da informação e proteção de Dados Pessoais, com o objetivo de minimizar riscos ao titular de dados.

Nós trabalhamos para proteger a sua privacidade e seus Dados Pessoais, mas infelizmente segurança total é algo que não depende apenas das nossas ações e processos. Entrada ou uso não autorizado de terceiros em sua conta, falha de hardware ou software que não esteja sob controle da RUD, e outros fatores podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos.

Você pode nos ajudar adotando boas práticas de segurança em relação a sua conta e aos seus dados (como, por exemplo, não compartilhar sua senha com terceiros e alterando a periodicamente), e caso você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus dados, por favor entre em contato por meio da seção fale conosco em nosso WebSite, ou diretamente com o Encarregado (Data Protection Officer), cujos canais de contato se encontram no item a seguir.

  

7. Como falar sobre Dados Pessoais com a RUD Correntes?

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Se você acredita que seus Dados Pessoais foram usados de maneira incompatível com esta Política de Privacidade, ou com as suas escolhas enquanto Titular destes Dados Pessoais, ou, ainda, se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política, entre em contato conosco. Nós temos um Encarregado (Data Protection Officer – DPO), que está à disposição nos seguintes endereços de contato:

DPO (Encarregado) : Rafael Costa

Endereço para correspondências: Rua Andreas Florian Rieger nº 381 Vila Bela Flor – Mogi das Cruzes – CEP 08745-260

E-mail para contato: ti@rud.com.br

Portal da Privacidade: portaldeprivacidade.rud.com.br

8. Mudanças na Política de Privacidade

Como estamos sempre buscando melhorar nossos Produtos e Serviços, esta Política de Privacidade pode passar por atualizações para refletir as melhorias realizadas. Desta forma, recomendamos a visita periódica desta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações efetivadas

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